12 Horas de Sono

Anjos & Demônios

Posted on: 25/05/2009

Creio que essa postagem é a que, até hoje, mais apertou o meu coração. Em 2006 é lançado no Brasil O Código Da Vinci. Eu, como um bom apreciador do tema, do qual envolve mistérios históricos e conspirações religiosas, após ler a sinopse, comprei o livro sem pensar duas vezes. Mais tarde, acompanhando a febre, é lançado outro título do autor: Anjos & Demônios. Eu que estava encantado com o primeiro – ele foi o responsável pelo meu pentagrama tatuado no pulso direito -, me deliciei com o segundo e o tomei como o meu preferido do autor. Em seguida é anunciada a adaptação de O Código Da Vinci para o cinema, e depois, a adaptação de Anjos & Demônios. E é aí que a minha decepção tem início.

Em O Código Da Vinci, contrariando muitas opiniões pelo mundo a fora, eu me satisfiz assistindo ao filme. Fui na estreia e adorei. Não me importava com as críticas. O importante era eu ter gostado. Quando li que Anjos & Demônios seria adaptado, me vesti numa expectativa enorme e mais uma vez cai nas garras da decepção. Ora, quem nunca se sentiu assim? A expectativa é algo que nos consome de uma tal maneira que é quase impossível ter uma boa experiência quando chega o dia tão esperado. Eu, na verdade, já sabia disso. Muitas vezes me armei de expectativas grandes demais para depois comprovar que ela estragaria o produto final. Mas assim como é impossível ver algo bom no dia tão esperado, é impossível não ter grandes expectativas quando se gosta muito de determinado coisa.

Anjos & Demônios não me deixou mais decepcionado pelo fato de eu gostar demais do tema abordado. Situações tensas que misturam religião, história, conspirações, sociedades secretas, etc. Resumindo: é um apanhado de mistérios, que misturam os fatos com a ficção. Mas infelizmente Ron Howard quis transportar o livro para as telas de uma forma muito crua. Isso me incomodou. Primeiro porque acarretou em um filme longo demais, que beirou – ou até conseguiu concretizar – a chatice. Afinal, se eu quero algo longo e detalhado demais, onde tudo deve ser explicado por palavras do persnagem, eu leio um livro ou assisto a um documentário. É certo que O Código Da Vinci também abusou um pouco disso, mas de alguma forma, não me cansou. Não me fez querer que, em uma hora e quarenta minutos de filme, estivesse acabando. Me prendeu, me deu personagens mais bem trabalhados.

Talvez o erro tenha sido no elenco. Em Anjos & Demônios quem realmente me fez aguentar mais de duas horas de filme foi Tom Hanks. Ewan McGregor bem que tentou o acompanhar, mas não conseguiu. Não me convenceu em nenhum momento que era realmente um carmelengo ou integrante praticante do catolicismo. Parecia que eu estava vendo o que na verdade eu estava vendo. Ou seja: um ator, com seu texto decorado, falando, falando e falando sem parar. Já em O Código Da Vinci é possível ir junto com os personagens. É possível se envolver e não imaginar que aquilo é apenas um filme. Tom Hanks igualmente maestral. Ian McKellen simpático, carismático, carrancudo e apaixonado. Jean Reno um pouco fechado, mas dando vida ao seu personagem de forma excepcional. Alfred Molina e Paul Bettany não muito grandiosos, mas cumplices e altamente bem colocados em seus devidos lugares. E por fim, Audrey Tautou numa doce interpretação, que deu um banho de água fria na nova “acompanhante” de Robert Langdon em Anjos & Demônios.

A fotografia de ambos é linda. A trilha sonora idem. A edição um pouco embolada, em ambas as adaptações, mas bem melhor na primeira. Um roteiro discreto em alterações adaptáveis, que ficou altamente claro que não era a ideia de Ron Howard em fazê-lo. Uma direção contestável, assim como muitas outras direções do mesmo diretor. Tudo muito balanceável, com acertos e erros. E no fim, posso afirmar que: Como filme O Código Da Vinci é melhor, e Anjos & Demônios funciona como livro, pois a única diferença entre os dois – livro e filme de A&D –  está no audio-visual, pois é o mesmo que reler de uma forma 2.0 – com algumas péssimas modificações e ausências, claro. É possível que no conforto de casa Anjos & Demônios melhore um pouco, porque, pelo menos, pode-se dar pause e ir ao banheiro ou dar uma volta pela casa.

4 Respostas to "Anjos & Demônios"

oi!!!!
massa seu post! Pra falar a verdade eu ainda nao vi o Anjos e Demônios, estou lendo antes! Mas assim q terminar vou correr pro cinema! Amei O Código da Vinci!! Tanto o livro qto o filme! Os dois foram emocionantes! Depois de ver volto aqui e dou minha opnião! Ah a propósito massa a tattoo!!! 🙂

Gu,
Não sei o que dizer!
Gosto dos livros, gosto de polêmica, gosto de contestações, gosto de Tom Hanks. Os dois filmes têm (com acento ou sem?) seus valores, suas qualidades, seus defeitos medonhos. Certamente comprarei o DVD para completar minha coleção particular, mas é difícil não comparar, não “querer mais”.
No meu caso, desliguei o cérebro e fui. E me entreteve, mas fica bem aquém do livro. Aliás, os dois filmes ficam aquém do filme.
Mas é isso. Cinema também é desilusão.
Rs…
Bjo

Eu tb comprarei, hehehe… Pode ter certeza. Como eu disse, em casa a coisa melhora. É só dar um pause, arejar a cabeça, ir ao banheiro e voltar.

Eu, assim como vc, tb me diverti. Até pq qualquer ida ao cinema, ainda mais acompanhado da namorada, é sempre bom. Mas a decepção esteve lá, e a bunda doeu demais de ficar sentado tanto tempo num filme que já havia me cansado de momentos ápices. Foi meio cansativo. Ainda prefiro O Código Da Vinci.

Fui citada \o/
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Minha bunda tbm doeu
Prontofaley =x
kkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Antiguidade

Ih, é hoje!

maio 2009
D S T Q Q S S
« abr   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,280 hits
