12 Horas de Sono

Onde vamos parar?

Posted on: 06/02/2009

Já obtivemos a resposta!

Recentemente temos visto um grande descaso da Fox com seus produtos/consumidores aqui no Brasil. Há algum tempo atrás, as séries produzidas e distribuidas pelas Fox sofreram uma mudança drástica em sua embalagem/capa. Da forma normal passou a ser slim (imagem título). Isso já criava problemas para quem, como eu, gosta de colecionar os produtos. Um exemplo é a série Arquivo X, que tenho algumas temporadas, e caso eu queria completá-la terei que comprar com a embalagem de outro formato, causando uma diferença bizarra na coleção. Isso serve de exemplo para outros títulos.

Mas a coisa só vem piorando. Agora a Fox resolveu lançar uma embalagem ainda mais simples para alguns títulos de filmes antigos. Eu, na verdade, ainda não sei se irão existir embalagens normais e embalagens simples, para que o consumidor possa escolher, mas sendo a Fox, eu sinceramente acho difícil acontecer isso. Alguns dizem que é para tentar nos empurrar os belíssimos Blu-ray, outros dizem que é a etapa final da vida dos dvds, apenas uma seguimento normal. Eu digo que é sacanagem mesmo.

Imagens das embalagens retiradas do blog do Jotacê

Não parece uma estante de LP?

A nova embalagem consiste em nada mais, nada menos, que uma envelope de papelão. Parecida com as embalagens de dvd e cd virgem espalhadas pelo mercado. Aquela que vc destaca atrás um pedaço e abre a embalagem. Dentro o seu disco de dvd com o filme, as vezes alguns extras simples, como trailer, clipe de música tema e fotos. Extras com entrevistas, cenas deletadas, diário de filmagens e etc.? Não estarão inclusos, podem tirar o cavalinho da chuva. Se o preço estipulado é de R$ 9,50, é certo que além da capa o material completo será simples. Leve em conta também que o dvd é um material frágil, que arranha a toa, e sendo tirado e colocado por vezes e mais vezes dentro de uma embalagem de papelão, não vai viver muito.

Por um lado existe o benefício de estar pagando menos, já que o preço do dvd continua absurdo por aí. As vezes o valor alcança R$ 50,00, mas oferece o que um colecionador quer. Materiais extras diversos dentro de edições duplas ou triplas. Mais uma vez esqueçam essas possibilidades. Até porque não cabe mais de um dvd dentro da capa de papelão.

Nesses casos a gente para pra pensar. Eu e muitas outras pessoas que gostam de ter seu dvd original, bonitinho na prateleira, organizado, etc. achamos um absurdo essa iniciativa. Discutimos e comentamos com amigos. Mas é aí que a caímos na real e vemos porque isso acontece. O descaso com esse tipo de coisa no país é enorme. A Fox não teve a decisão do nada, infelizmente ela conhece o consumidor brasileiro, que de longe é um dos países que mais pirateia filmes e séries. E mais, infelizmente ela sabe que a maioria não está nem aí, prefere estar com o filme e – desculpem-me a palavra – foda-se o resto.

Tenho alguns exemplos de amigos que comentaram o assunto. Através do grupo de e-mail do yahoo, pude ter noção do quanto a Fox nos conhece:

Cara, eu prefiro ainda baixar a pagar 12,90 ou 19,90 ou 24,90 ou qualquer outro preço, pra qualquer outra qualidade de capa dos dvds. Agora se for pra comprar, o meu interesse mais é o conteúdo extra do dvd e não a capa em si. Se piorando as capas, baixa o custo, eu posso viver com isso.

Diego Salerno

Concordo com o Diego, só o fato do dvd vir prensado e com conteúdo extra já vale mais que a capa. E com um impressora ótima como a minha e um papel com qualidade de foto, eu imprimo a capa, monto ou compro um box, e faço uma capa legal bem parecida com a original!

Adrian “Bill” Marques

Realmente fica difícil…

E para finalizar, vou deixar aqui a prova de que um produto bem feito não é a mesma coisa de um produto caro. Vários títulos que ainda se encontram no mercado não precisaram estar em uma capa de papelão para terem seus preços mais baixos. Aliás, eles ainda são duplos!

Por que será que a Fox não faz algo do tipo em outros países? Porque ela sabe que vai ser alvo de muita reclamação, e pior, reclamações que diminuem de fato as vendas. Diferente daqui. Querem mais exemplos? Vamos, então, a títulos simples que mesmo assim tem seus fãs e suas edições especiais. (Os títulos à baixo não são da Fox. São apenas exemplos de que lá fora existe respeito pelo consumidor e respeito do consumidor pelo produto)

Quer mais?

Ainda quer mais?

Então passa no Jotacê e confere a seção DDI, Dose Diária de Inveja. Lá você pode tirar a conclusão que não é de hoje o descaso com o Brasil. Fazer o que? Nós mesmos que somos os culpados.

Anúncios

5 Respostas to "Onde vamos parar?"

Credo horrivel mesmo esse lance de ser capa de papelao…
imagina, o uso constante da parada vai deixar a capa tda arregaçada, rasgando, credo…
nao gostei tbm…
Ehh em relação aos dvds com preços mais baixos, na lojas americanas sempre tem uma gondola com dvds com preços bem baixos, e nao eh com capas de papelao…

Como boa cinéfila e obsessiva-compulsiva colecionadora de DVDs acho essa situação deplorável. Mas é aquilo que vc falou… O Braisl é um dos maiores “pirateadores”…

“O Brasil retirou mais de 161,1 mil links e arquivos do ar na internet no primeiro semestre deste ano, sob acusação de conterem conteúdo pirata de músicas e filmes ou levarem a páginas com esse tipo de material. … No primeiro semestre, os filmes mais “pirateados” foram “Gangster” e “As Crônicas de Narnia – Príncipe Caspian”. Dados de Agosto/2008.

É PHODA!!!!!

É, eu concordo com vc! Acho que este problema só acabaria se o preço do dvd com capa “bonitinha” fosse acessível a todos e consequentemente lucrativo para os produtores. Afinal o q a Fox quer é vender, e meia duzia de colecionadores brasileiros não farão eles manterem as capas mais caras. Aliás a pirataria também está associada ao alto custo dos dvds. Em outros paises é muito barato vc comprar um dvd então literalmente “não compensa o crime” de ficar hoooras procurando e baixando coisas da net. Dai a idéia deles de lançar um produto barato e que desestimule a pirataria.

cara, isso esta acontecendo para os precos ficarem mais proximos dos piratas!
odeio quem fica metendo a boca em artistas, gravadoras ou produtoras por cobrarem mto pelo seu trabalho..
porra, nao é ONG! sao empresas que empregam mta gente, pagam impostos e visam lucro! gloria a Deus!
é um trabalho artistico, e os caras tem o direito de cobram qto quiserem, paga quem quer…
logico que com isso a pirataria cresce…
o que eles tem q fazer? cortar custos, mas sem comprometer a margem deles…
vc pode falar “ah reduz a margem”, blz, mas a qualdiade cai, por que quem financia super filmes nos USA quer lucro, se for margem pequena, o cara vai vender geladeira…
Melho ter um filme, original sem “embalagens de colecionador do que financiar crime organizado (por que pirataria é isso!)!!!
abs, como sempre seu blog ta animal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antiguidade

Ih, é hoje!

fevereiro 2009
D S T Q Q S S
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,280 hits
%d blogueiros gostam disto: