12 Horas de Sono

Bolão Oscar 2009

Posted on: 27/01/2009

Eu entrei na disputa de um bolão do Oscar 2009. Eu gosto de votar e ter minhas preferências, ainda mais quando o assunto é filme. Para quem diz que esse ano os filmes estão ruins, uma vaia bem grande. Metade dos filmes nem etrearam aqui no Brasil. Não tem como afirmar isso às cegas.

Vamos começar. Ok, tudo bem, Slumdog Millionaire é o preferido dos EUA. E daí? Slumdog Millionaire ganhou o Globo de Ouro e outros 36 prêmios. E daí? Seus prêmios em geral foram de melhor filme no sentido de surpresa do ano ou melhor edição. Aliás, merececidos os prêmios por melhor edição, fez por merecer e meu voto é dele – por favor, desconsiderem a lista anterior, está completamente desatualizada, minhas dúvidas foram sanadas recentemente.

O maior problema é que muitos norte-americanos não viram filmes como Doubt e Milk. Doubt estreiou com salas reduzidíssimas, e apenas no final do ano teve uma aumento considerável. Milk teve uma melhor distribuição, mas não ficou muito à frente. Entrou na lista de filmes mais vistos apenas duas vezes no final do ano passado. Uma em 10º lugar e outra em 9º, se não me engano. Nessa época muitos filmes líderes de público estavam dominando da 1º até a 5º posição. Votar às cegas é o motivo para Benjamin Button, Slumdog Millionaire e Batman – junto com  seus fãs – estarem dominando as indicações ao Oscar 2009.

Tudo bem que as indicações oficiais são realizadas pelos cineastas. Atores, atrizzes, diretores, roteiristas, etc. Mas a escolha popular ainda está perdida, e isso influência um pouco a escolha dos ganhadores. Claro que a ética está sempre presente, mas quando é que um pouco de empolgação externa não nos convence de que aquilo é bom? Quantas vezes algo se propagou apenas por modinha? Veja bem, não estou desmerecendo nenhuma indicação de certos filmes, mas outros que eram melhores ficaram de fora, como Revolutionary Road, por exemplo, que ficou sem a sua indicação de melhor filme. O único filme dos cinco listados que eu ainda não assisti foi The Reader, e com certeza é por isso que eu o tiraria, juntamente com Frost/Nixon que eu vi e não achei merecedor da indicação. No lugar desses dois eu colocaria Doubt e Revolutionary Road sem pensar duas vezes.

O Curioso Caso de Benjamin Button fez o seu trabalho. Está presente em 13 categorias, mas eu acho que não vai tão longe. Na minha opinião ele ganhará apenas 5 Oscars. O de melhor filme, melhor direção, melhor trilha sonora, melhor direção de arte e melhor fotografia. Coisas que um ótimo filme deve ter. Seu roteiro é muito bom, mas não é melhor que o de Doubt. Por isso, escolhi Doubt como meu escolhido para melhor roteiro adaptado. O filme recebeu 5 indicações, mas levará apenas um.

Nos termos mais técnicos possíveis estão Batman – The Dark Knight e Wall-E. Melhor mixagem de som, melhor efeitos visuais e melhor ator coadjuvante – pelo nome de Heath Ledger – serão para Batman, que foi indicado à 8 categorias. Já Wall-E conquista 6 incríveis indicações e abocanha 4, melhor edição de som, melhor roteiro original, melhor canção original e melhor trilha sonora. Os fãs de Batman que me desculpem, mas Wall-E terá mais Oscar que o filme do super-herói. Eu daria apenas 3 a ele, caso The Wrestler tivesse recebido a indicação por melhor canção original por Bruce Springsteen. Ainda não entendi porque apenas 3 canções indicadas e porque duas indicação para Slumdog nessa categoria.

Na categoria de melhores atuações, meus votos são variados. Como já disse, Heath Ledger merece vencer pelo papel de Coringa, indicado a ator coadjuvante. Eu preferia que ele tivesse ganhado em Brokeback Mountain, mas não aconteceu. Esse é um dos pesos que eu falava anteriormente. Todos, praticamente, esperam que o ator leve o prêmio. A Academia levará os fatos em consideração. Não importa se a atuação de Philip Seymour Hoffman foi ótima – porque foi -, até porque ele já levou um Oscar pra casa recentemente, dar a vez para um amigo de trabalho que faleceu e fez um bom trabalho é inevitável. Para atriz coadjuvante eu decido por Penélope Cruz. Ela é minha queridinha, beleza estonteante e um dom de atuação que a cada filme melhoram. Mesmo adorando Anne Hathaway – ainda não vi Rachel Getting Merried – e Marisa Tomei o coração falou mais forte nessa categoria. Amy Addams também esteve ótima em Doubt, mas o coração… Ah coração. A Sra. Penélope Cruz me fez faltar ara naquele papel.

Melhor ator e melhor atriz. Não vou opinar por Brad Pitt. Ele esteve bem em Benjamin Button, mas estava melhor em Burn After Reading. Não é a vez dele e nem de Angelina Jolie. Até seria romântico e lindo eles dormirem após uma noite daquelas juntos com seus Oscars, mas não será nessa oportunidade. Sean Penn e Kate Winslet devem ganhar. Winslet indicada pelo filme errado, na minha humilde opinião. E Sean Penn por mais uma vez mostrar que é um ator impecável.

The Duchess e Hellboy II terão suas recompensas. Com apenas 2 indicações cada, eu dou ao primeiro o prêmio de melhor figurino e ao segundo o de melhor maquiagem. Sim, não torço por Batman ou Benjamin Button em maquiagem. Um homem quase todo criado em maquiagem, com modificações desde o primeiro filme. Fora as demais criaturas todas feitas tão perfeitamente bem. Pode ser que eu me engane nessa, mas ainda assim ele terá merecido mais que os outros da categoria.

Watlz With Bashir com apenas uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro levará. Com muita honra, pois é um filme lindo.

Para finalizar. Slumdog Millionaire aparece. Mesmo com suas 10 indicações, eu apenas lhe dou um prêmio. O de melhor montagem/edição. Espero que se conforme com isso.

LISTA DE Nº DE VITÓRIAS POR FILME
(Incluindo categorias) 

O Curioso Caso de Benjamin Button
13 indicações – 5 Oscars
***
Melhor filme
Melhor direção
Melhor direção de arte
Melhor fotografia
Melhor trilha sonora

Wall-E
6 indicações – 4 Oscars
***
Melhor roteiro original
Melhor canção original
Melhor edição de som
Melhor filme de animação 

Batman – O Cavaleiro das Trevas
8 indicações – 3 Oscars
***
Melhor ator coadjuvante – Heath Ledger
Melhor efeito visual
Melhor mixagem de som 

Slumdog Millionaire
10 indicações – 1 Oscar
***
Melhor roteiro original

Milk
8 indicações – 1 Oscar
***
Melhor Ator – Sean Penn 

Doubt
5 indicações – 1 Oscar
***
Melhor roteiro adaptado 

The Reader
5 indicações – 1 Oscar
***
Melhor atriz – Kate Winslet 

A Duquesa
2 indicações – 1 Oscar 
***
Melhor figurino 

Hellboy II
2 indicações – 1 Oscar
***
Melhor maquiagem 

Vicky Cristina Barcelona
1 indicação – 1 Oscar
***
Melhor atriz coadjuvante – Penélope Cruz 

Waltz With Bashir
1 indicação – 1 Oscar
***
Melhor filme estrangeiro

 

Observações:

– Não li nenhum livro dos filmes adaptados. Apenas li o roteiro de Doubt por curiosidade.
– Ouvi todas as trilhas sonoras indicadas.
– Ouvi todas as canções indicadas.
– Não dei minha opinião quanto aos documentários de longa e curta-metragem, pois não os vi.
 

 

Anúncios

3 Respostas to "Bolão Oscar 2009"

ta brincando ne. roteiro original para wall-e ( milk ganha )
batman deve ser isso mesmo 3 ou 4( voce diz so leva tres, me diz um que nao quer ganhar 3 premios, apesar que o maior premio batman ja conseguiu, 4 maio bilheteria da historia, aclamado pela critica, e maior filme de hq ja feito. maquiagem para hellboy ( pode ser, mais chance para buttom. )

Vc num bolão? Achei o máximo! Rs… Quem dera eu!

Quanto aos filme, tem alguns que ainda não assisti, pq estão vindo à carroça para Salvador.

Mas não aposto em Slumdog Millionaire para prêmios principais, assim como não acredito na vitória de Pitt ou de Ledger.

Apesar de sabermos mais ou menos os padrões da Academia, o Oscar pode ser uma grande surpresa.

Bjos

Flavio…

Digo que Batman “só leva três” levando em conta da modinha que ele se tornou. Não achei melhor que o primeiro, tirando o Coringa que foi ótimo.

Já em relação a Wall-E, eu particularmente achei um roteiro original muito bom. Milk é ótimo, mas esses filmes políticos acabam sendo batidos. Mesmo com toda a influência que Wall-E tem, seja no mundo nerd ou no mundo científico, foi uma criação repleta de novidade.

Hellboy eu acho que leva maquiagem pq eu creio que seja o filme que mais gastou na categoria, mais teve trabalho e mais fez bem feito.

***

Debby… O problema na categoria de ator coadjuvante é que a Acdemia deve estar sofrendo uma pressão maldita quanto ao Oscar de Ledger. Caso não vá para ele, alguma homenagem e Oscar póstumo será realizado. Caso isso aconteça, Seymour Hoffman leva o prêmio.

Eu não acredito tb no Oscar para Pitt. Prefiro ele em Burn After Reading.

😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antiguidade

Ih, é hoje!

janeiro 2009
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,179 hits
%d blogueiros gostam disto: