12 Horas de Sono

Slumdog Millionaire

Posted on: 25/01/2009

No início do filme uma pergunta é feita a nós: Jamal Malik está a uma pergunta que vale 20 milhões. Como ele conseguiu isso? Opção A: Ele trapaceou? Opção B: Ele é sortudo? Opção C: Ele é um gênio? Opção D: Está escrito?

Essas respostas são mostradas durante o filme. Jamal vai relembrando de sua vida, contando pelo que já passou e como conseguiu responder todas as perguntas corretamente até então. Suspeito de ter trapaceado no programa num estilo Show do Milhão, ele é levado para uma delegacia e é torturado para falar como estava acertando tudo e quem o estava ajudando. E com poucos minutos de filme descartamos a opção A, onde indica que ele estava trapaceando.

Jamal teve uma vida difícil desde pequeno. Sua mãe havia morrido cedo, durante um ataque de radicais religiosos  contra a sua comunidade – perdão para quem entende bem da cultura muçulmana, mas eu não entendo quase nada. Com isso, ele e seu irmão mais velho, Salim, ficaram sozinhos e encontraram uma outra criança que também havia perdido os pais durante o ataque. É nesse instante que Jamal e Latika se encontram, formando o destino dos dois.

As opções B e C são respondidas no decorrer do filme. Jamal não é um gênio, apenas viveu e aprendeu com suas experiências. Sortudo ele é. Conseguiu sobreviver no mundo sozinho com seu irmão, correndo perigos reais. Salim depois de algum tempo começa a cair na criminalidade pesada. Quando crianças eles roubavam alguma coisa aqui, outra ali, principalmente de turistas. Depois de adultos, cada um tomou seu rumo. Um rumo correto e honesto e um rumo errado. Latika se separou de Jamal quando Salim teve que fugir do hotel abandonado onde estavam morando, e durante anos não se viram até que Jamal apareceu na tv. O garoto que estava prestes a ganhar 20 milhões de rúpias.

A direção de Danny Boyle não chama a atenção. É simples, normal e na maioria das vezes crua. O roteiro que enaltece o filme. Uma história complexa e inteligente. As atuações são medianas, nada maravilhoso. A fotografia, por mais dura que seja, ficou bonita.

Slumdog Millionaire é um romance. Um filme de amor. A diferença dele para os demais filmes com o tema é que ele é incomum. Elementos como a máfia e a política estão presentes no roteiro e completam o efeito central. A dificuldade de viver em um país que se divide tanto entre os habitantes e que em certos pontos chega a ser esquecido pelo resto do mundo é mostrada a todos. A superação dessas dificuldades é posta à prova não pelo dinheiro, mas sim pelo amor.

 

D: Está escrito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antiguidade

Ih, é hoje!

janeiro 2009
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,179 hits
%d blogueiros gostam disto: