12 Horas de Sono

Indicados aos Oscar 2009

Posted on: 22/01/2009

Finalmente saiu a lista dos indicados ao Oscar desse ano. Algumas surpresas, algumas decepções. A cada lista por categoria eu irei comentar para melhor explicar o que eu acho que foi certo e errado. Vamos lá.

Melhor Filme

Slumdog Millionaire
Frost/Nixon
The Curious Case of Benjamin Button
Milk
The Reader

Como perceberam, eu deixei em maiúsculo um dos filmes. Nesse caso, é o que eu tenho esperança que ganhe. Fiquei triste com a ausência de Revolutionary Road. Surpreso com a indicação de Slumdog Millionaire, mesmo ele tendo conquistado muitos prêmios no Globo de Ouro, mas ainda não me desce.

Melhor Diretor

David Fincher – The Curious Case of Benjamin Button (+++)
Ron Howard – Frost/Nixon (+)
Gus Van Sant – Milk (++)

Stephen Daldry – The Reader
Danny Boyle – Slumdog Millionaire

Essa é uma das categorias mais difíceis esse ano. Três indicados merecem o Oscar; David Fincher, Ron Howard e Van Sant. Talvez Fincher leve o carinha dourado pela complexidade de sua obra, seus longos quase 180 minutos de projeção que não cansam. Porém, Van Sant faz um excelente trabalho em Milk, e Ron Howard uma ótima reprodução de uma entrevista histórica. Só esperando pra ver. Como tenho três preferidos, pus uns símbolos de adição para mostrar a minha preferência a cada um.

Melhor Ator

Mickey Rourke – The Wrestler
Sean Penn – Milk
Frank Langella – Frost/Nixon
Brad Pitt – The Curious Case of Benjamin Button
Richard Jenkins – The Visitor

Sean Penn merece o Oscar por Harvey Milk em Milk. Sua atuação é espetacular. Ele consegue nos levar até a época e nos convence sem pensar duas vezes que ele é o personagem. Gay, político, lutador e etc. Que os demais indicados me perdoem, mas Sean Penn deu um show. Um nome que faltou foi Leonardo DiCaprio.

Melhor Atriz

Meryl Streep – Doubt
Kate Winslet – The Reader
Anne Hathaway –  Rachel Getting Merried
Angelina Jolie – Changeling
Melissa Leo – Frozen River

Eu ainda não assisti The Reader e por isso não sei como é a atuação de Winslet nesse filme. O que me leva a preferi-la para ganhar o Oscar de melhor atriz é o fato de que ela chega perto há anos e nunca consegue ganhar. Eu daria o Oscar a ela por Revolutionary Road sem pensar duas vezes, porém o filme não a levou nem como atriz, nem como atriz coadjuvante. Um pena.

Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger – The Dark Knight
Josh Brolin – Milk
Robert Downey Jr. – Tropic Thunder
Philip Seymour Hoffman – Doubt
Michael Shannon – Revolutionary Road

Eu estou junto com a galera querendo que Heath Ledger vença esse prêmio. Isso seria a maior forma de demonstrar como esse ator estava crescendo, e não apenas por The Dark Knight, mas Brokeback Mountain – que ficou entalado – entre outros. Mas existem muitos poréns, e caso a Academia prefira não premiá-lo, eu fico com a escolha óbvia, Philip Seymour Hoffman. Downey Jr. talvez tenha sua chance ano que vem por The Soloist.

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams – Doubt
Penélope Cruz – Vicky Cristina Barcelona (+++)
Viola Davis – Doubt
Taraji P.  Hanson – The Curious Case of Benjamin Button
Marisa Tomei – The Wrestler (++)

A minha escolha é Penélope Cruz. Mas como a zebra esteve presente no Globo de Ouro, pode também estar no Oscar. E COMO PODE!!! Então, minha segunda escolha seria Marisa Tomei. Tenho um certo receio que nem uma nem outra será premiada, mas, eu tenho esperanças.

Melhor Animação Longa-Metragem

Bolt
King-Fu Panda
Wall-E

Não preciso comentar nada, né?

Melhor Roteiro Adaptado

The Curious Case of Benjamin Button
Doubt
Frost/Nixon
The Reader
Slumdog Millionaire

Não adianta, esse roteiro me conquistou. Uma obra-prima que merece ser premiada. Dá-lhe Benjamin Button!

Melhor Roteiro Original

Frozen River
Happy Go Lucky (+)
In Bruges
Milk (+++)
Wall-E (++)

ótimos roteiros, muito bons. O que eu faço? Tirando Frozen River, que eu não vi, eu daria um Oscar pra cada um desses roteiros. Minha preferência maior é para Milk, seguido de Wall-E e terminando com Happy Go Lucky. Quem diria, hein? Uma animação fora de sua categoria. Rumo a melhor filme? Será!!!???

Melhor Direção de Arte

Changeling
The Curious Case of Benjamin Button
The Dark Knight
The Duchess
Revolutionary Road

Para mim é muito difícil competir nessa categoria com uma produção que nos remete a anos atrás, seja um épico ou algo que se passa numa corte. The Duches pode ter sido um filme fraco, mas sua arte, fotografia e figurino foram deslumbrantes. Pode ser que eu me engane, mas tá votado.

Melhor Fotografia

Changeling
The Curious Case of Benjamin Button (+++)
The Dark Knight (++)
The Reader
Slumdog Millionaire

 The Dark Knight pode ter sido um grande filme. Devorador de bilheterias, mas não está com essa corda toda no Oscar. Uma grande produção, sim. Mas fraco quanto a premiações. Em fotografia eu o escolho como melhor, mas só depois de Benjamin Button.

Melhor Figurino

Australia
The Curious Case of Benjamin Button
The Duchess
Milk
Revolutionary Road

Pode até acontecer, talvez, de The Duches não levar o prêmio de melhor direção de arte, mas figurino é batata. Não tenho nenhuma dúvida que essa estatueta é do filme de Ralph Fiennes e Keira Knightley.

Melhor Filme Estrangeiro

The Baader Meinhoff Complex – Alemanha
Entre Les Murs – França
Okuribito – Japão
Revanche – Australia
Waltz With Bashir – Israel

Único filme que assisti dos listados foi Waltz With Bashir, por isso o escolhi. O peso do Globo de Ouro tb se fez presente.

Melhor Documentário

The Betrayal
Encounters at the End of the World
The Garden
Man On Wire
Trouble the Water 

Melhor Documentário Curta-Metragem

The Conscience of Nhem En
The Final Inch
Smile Pinki
The Witness – From the Balcony of Room 306

Não vou dar opiniões sobre os documentários de curta ou longa-metragem. Não assisti nenhum ano passado.

Melhor Montagem

The Curious Case of Benjamin Button (+++)
The Dark Knight (++)

Frost/Nixon
Milk
Slumdog Millionaire 

De novo Batman atrás de Benjamin Button. Pq será? hehehe…

Melhor Maquiagem

The Curious Case of Benjamin Button
The Dark Knight
Hellboy II – The Golden Army

 Eu voto em Hellboy, meu filme de herói – ou anti-herói? – favorito. Mas eu explico. Benjamin Button além de usar maquiagem também se tem ajuda de efeitos especiais. Batman tem seus méritos em maquiagem, mas são simples. Hellboy dá um show de maquiagem!

Melhor Trilha Sonora Original

The Curious Case of Benjamin Button
Defiance
Milk
Slumdog Millionaire
Wall-E

Dessa vez as minhas fichas vão para o robozinho. Será que leva fora de sua categoria base? Seria interessante e até bonito.

Melhor Canção Original

Down to Earth – Wall-E
Jai Ho – Slumdog Millionaire
O Saya – Slumdog Millionaire

Como podem ver, estou animado com Wall-E nas canções.

Melhor Curta Animado

La Maison en Petits Cubes
Lavatory – Lovestory
Oktapodi
Presto
This Way Up

Melhor Curta Live-Action

Auf Der Strecke
Manon on the Asphalt
New Boy
The Pig
Spielzeugland (Toyland)

Melhor Edição de Som

The Dark Knight
Iron Man
Slumdog Millionaire
Wall-E
Wanted

Melhor Mixagem de Som

The Curious Case of Benjamin Button
The Dark Knight
Slumdog Millionaire
Wall-E
Wanted

Melhor Efeito Especial

The Dark Knight
Iron Man
The Curious Case of Benjamin Button 

2 Respostas to "Indicados aos Oscar 2009"

Olá,

Gostaria de propor uma parceria com o seu site, o 12horasdesono.wordpress.com. Trabalho para o festolandia.org , e possuímos mais alguns sites de assuntos relacionados e outros de temas variados. Estariam interessados?

Obrigado pela atenção,
Rafael

Tá podendo em Guxta, só nas propostas!!!

Deixe um comentário

Antiguidade

Ih, é hoje!

janeiro 2009
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,341 hits
