12 Horas de Sono

Revendo filmes – Robin Hood: Prince of Thieves

Posted on: 21/12/2008

“Everything I do, I do it for you…”

Essa semana me deu vontade de fazer uma coisa: rever alguns filmes de cenário épico. Semana passada, pelo que eu fiquei sabendo, passou na tv esse que acabei de assistir: Robin Hood – Prince of Thieves, mas eu não sabia e fiquei chupando o dedo. Resolvi começar, então, essa “sessão épica” por ele e incluir na lista mais quatro filmes que considero bons e que vi já faz algum tempo.

É interessante assistir filmes antigos. Aliás, é interessante rever um filme após um longo perído. Primeiro porque sempre percebemos coisas que deixamos passar nas demais vezes, e segundo porque sempre é bom relembrar um bom clássico – nem todos da lista se enquadram nesse grupo. A última vez que assisti Robin Hood deve ter sido antes dos meus 15 anos – hoje estou com 23 – e muita coisa havia sido esquecida, assim como muita coisa nem mesmo havia sido percebida. O elenco, além de Kevin Costner, nem passava pela minha cabeça. Ver o Christian Slater fazer um papel até legalzinho – mínimo, mas valeu – foi confortável. Além do mais, agora eu tenho uma referência ótima do rei Ricardo Coração de Leão na cabeça: Sean Connery. Pena que é só isso.

Sejamos justos. O filme é legal, dá pra se divertir caso o espectador seja como eu, um adorador de filmes épicos, mas pára por aí. Eu achei meio jogado, sinceramente não gostei do roteiro. O que move Robin de Locksley não se define. É a vingança pelo pai? É o amor por Marian? É a busca pela liberdade própria e de seu povo, os foras-da-lei? Podemos dizer que é tudo isso que o move, sendo dividido no decorrer do filme. No começo ele quer vingança pela morte de seu pai, em seguida ele conhece os foras-da-lei e deseja a liberdade, e mais tarde, quando Marian passa um dia inteiro na floresta de Sheerwood, ele percebe que a ama, o que o move a salvá-la quando fica sabendo do casamento dela com o Xerife. Acho que o roteiro poderia ter se concentrado mais no amor por Marian e pela liberdade do povo esquecendo a vingança pela morte do pai. Aliás, seria até melhor se o pai dele já fosse morto antes mesmo dele ir lutar nas Cruzadas. Outra coisa que me incomodou é que o filme ficou bobo demais, deveriam ter tentado fazer algo sério, com algumas cenas engraçadas, claro, mas com um clima centrado na seriedade. Robin ficou bobalhão, o Xerife ficou bobalhão e muitos outros ficaram bobalhões. Triste isso. Eu achei que fosse me divertir mais assistindo-o.

O que eu poderia ressaltar de coisas boas do filme? Talvez o cenário. O figurino ficou legal, mas vamos dar uma trégua, afinal o longa é de 1991. A direção ficou mediana, poderia ter sido melhor. A edição ficou muito boa, a fotografia até bonita e a trilha sonoro deixou bastante a desejar. As melhores atuações são de Morgan Freeman, Mary Elizabeth Mastrantonio, Alan Rickman – que por mais bobalhão que tenha ficado sua personagem, conseguiu ir bem – e por incrível que pareça, gostei do Christian Slater, ele poderia passar a fazer papéis menores assim e se sair bem.

Minha nota para o filme é baixa. Não é ruim, pois consegue divertir, porém não é bom, passa longe disso. Eu diria… nota 6.

Vale lembrar que o filme inspirou bastante a série da BBC que leva o príncipe dos ladrões para a tv. A cena em que Marian aparece como guerreira em sua primeira aparição no filme fez com que na série ela se tornasse durante alguns episódios uma protetora mascarada. Uma outra coisa que vale comentar é a canção tema do filme: Everything I do (I do it for you), do Brian Adams. Adoro a música, mesmo, mas chega a ser cansativo algumas falas no filme que remetem constantemente à ela. “I do it fo you”, “I’d die for you”, “Search your heart”, e por aí vai.

Poster


Logo escrevo sobre os outros filmes: King Arthur (Director’s Cut), The Mists of Avalon, The Last of the Mohicans, Dances With Wolves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antiguidade

Ih, é hoje!

dezembro 2008
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,280 hits
%d blogueiros gostam disto: