12 Horas de Sono

Revendo filmes – The Wizard Of Oz

Posted on: 30/11/2008

“There is no place like home”

 

Dorothy, Espantalho, Homem de lata e Leão. Talvez não existam, desde 1939 até os dias atuais, personagens mais carismáticos que esses quatro. Não sei quando assisti pela primeira vez ao filme, só sei que havia assistido apenas uma vez e na infância. Não me lembro quem colocou pra mim no vídeo cassete ou nem mesmo se foi na televisão, mas bateu uma vontade de rever o filme e foi o que eu fiz.

A única cena nítida que me vinha à cabeça quando eu tentava me lembrar de O Mágico de Oz era a que vêmos as pernas da bruxa malvada do leste para fora da casa que caiu por cima de seu corpo. De resto só passavam nuvens pela minha cabeça. Aos poucos, conforme ia passando o filme, pude relembrar alguns momentos, e outros eu jurava que nunca havia visto.

O filme é um conto de fadas muito bonito como deve ser. Colorido e cheio de surpresas. Criaturas inimagináveis, lugares majestosos e perigosos. É difícil querer comparar ou até mesmo argumentar sobre a beleza do filme quando estamos numa época tão mudada. Eu gostei do filme, mas também não me cativou tanto quanto outros títulos atuais. Talvez se eu tivesse vivido na época a coisa seria mais forte, e é por isso que quem viu há anos atrás, como nossos pais e nossos avós, falam com um ar diferente. Para essas pessoas aquilo era tão grande quanto os tais títulos atuais que citei. Por isso não devemos chamar de malucos os que cultuam os filmes antigos e também os que cultuam os filmes antigos não devem nos chamar de ignorantes por preferirmos as novidades. Afinal, cada um teve sua época e cada filme agarra uma geração. Por outro lado, tenho certeza que O Mágico de Oz nunca envelhece, pois pode-se assistí-lo sempre, seja ontem, hoje ou amanhã. A fantasia vai continuar presente como em folhas de um bom e velho livro.

Queria falar do trio em particular. Eu já adorava esses três, mesmo não me lembrando de quase nada quando vi, mas um em específico conseguiu me conquistar. O Leão é sem dúvida o mais carismático e engraçado dos três. Homem de Lata e Espantalho merecem ser lembrados, claro, mas o Leão é demais. Sua canção no castelo de cristal é engraçada, com aquele jeito desengonçado e medroso. Algumas cenas, por mais simples que sejam, me fizeram rir um bocado. Já na questão de figurino eu fiquei impressionado com o Homem de Lata, e com relação à maquiagem, Espantalho e Homem de Lata também me deixaram abismados. Até agora não compreendi como fizeram a maquiagem do Espantalho, com as rugas ao lado, a boca do saco amarrado no pescoço e o rosto apenas pintado. Um dia eu descubro.

As canções são lindas e as letras muito bem escritas. O ponto alto está logo no início, quando Dorothy imortaliza Somewhere Over The Rainbow.

É um filme muito importante, que inspirou muitos filmes, livros e cena espalhadas por aí. Tem abordagens significativas, que vão de assuntos mais pesados – tratados delicadamente – até coisas mais leves. Alguns exemplos são: A tristeza que Dorothy sente quando não lhe dão atenção, mostrando como uma criança pode ficar abatida quando a família é dispersa. Já para o lado mais pesado podemos ver um pouco de religião. O mágico de Oz é todo poderoso, mas não passa de uma pessoa comum, sendo que muitos nem mesmo sabem que ele existe, apenas acreditam nisso por causa da fé. E claro, não podemos deixar de mencionar que aprendemos ao assitir o filme que nossos valores, como o amor, a inteligência e a coragem, estão dentro de nós, basta apenas descobrirmos por nós mesmos.

Enfim, é uma obra muito querida que nos faz lembrar que não há lugar melhor que o nosso lar.

 

E claro, à baixo uma piada ilustrada já que ninguém é de ferro

“Ok, então… Onde a coragem fica?”

Anúncios

3 Respostas to "Revendo filmes – The Wizard Of Oz"

Eu sei que já vi esse filme, mas nao lembro de nda a nao ser o titulo 😀 kkkkkkkkkkkkkkk

Um dos meus preferidos. E não preciso dizer mais nada, pq tú já falou tudo! Irretocável!

Bj

Ah… A tirinha é tudo! RS…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Antiguidade

Ih, é hoje!

novembro 2008
D S T Q Q S S
    dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Comentários

[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Em quem votar?
Malu em Em quem votar?
[_m-BZ] em Em quem votar?
guxta em Diablo III

RSS Twitter/guxta

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Status do Blog

  • 35,280 hits
%d blogueiros gostam disto: